segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dica:orelha inflama em contato com brincos? Vem comigo!

Olá, Meninas!
Hoje vamos falar de um probleminha chato que acontece com muita gente, furo da orelha inflamado!
Sofro desse problema, quase nunca uso (usava) brincos, minha orelha é muito sensível, muitas vezes só de colocar o brinco na orelha já começava a incomodar depois de poucos minutos. Até que há alguns meses atrás uma amiga me passou uma receitinha que me salvou, hoje em dia uso e abuso dos brincos. Mas antes da receitinha vamos saber o por que isso acontece.

Bem, na verdade, a causa dessa reação do organismo geralmente, é uma sensibilidade que algumas pessoas tem a um metal chamado Níquel, que é usado para dar o brilho às bijouterias. A alergia ao níquel pode ocorrer a qualquer momento e, infelizmente, o problema acompanha por toda vida, numa condição crônica. O níquel é um metal comum e barato, capaz inclusive de penetrar através do ouro e da prata, fazendo com que os alérgicos devam evitar jóias folheadas, pois com o uso contínuo o contato com o níquel é inevitável. É importante salientar que a alergia pode ser de metais como o ouro e a prata, que muitas vezes são vendidos como “puros” mas contém uma pequena porcentagem de níquel na sua composição.
Nessas reações alérgicas o níquel funciona como o alérgeno (o causador da sensibilidade) e ao entrarmos em contato com ele criamos uma memória imunológica. Células chamadas linfócitos (um tipo de glóbulos branco), armazenam essa memória e têm capacidade de se “lembrar” daquele metal, produzindo anticorpos. Essa memória geralmente se forma logo nos primeiros contatos com o níquel e por isso atormentam o alérgico sempre que um metal com níquel entrar com contato com a pele. A chamada Imunoglobulina E é um sinalizador que ativa outras células a reagirem e liberarem histamina, substância que em excesso ocasiona os sintomas mais comuns de alergia, como coceira, vermelhidão que se por insistência, o material (no caso um brinco) não for removido, desenvolve uma inflamação e depois uma infecção.
Resumindo: As pessoas com constantes inflamações nos lóbulos das orelhas pelo uso de brincos de metal podem ser alérgicas ao material. Uma vez que a inflamação acontece, a alergia é para sempre. Nosso corpo desenvolve anticorpos específicos e cria uma ”memória”, logo não há remédio que bloqueie o processo. Assim, depois da crise é importante evitar o uso de objetos que desencadeiam a reação. As bijuterias podem ser substituídas por produtos como acrílico, madeira, ouro e prata.

Ok, agora com toda explicação de causas e consequências vamos à receitinha que isola o contato do metal com a pele que é super simples:Você só precisa de um esmalte incolor e um pratinho. Pegue um brinco e pincele esmalte em toda parte que vai ficar em contato com o furo da orelha, se o brinco tiver tarraxa passe nela também, faça isso com todos os brincos que for usar, deixe secar e pronto!Importante! Nos brincos com tarraxa esse processo precisa ser repetido depois de um tempo, por conta do atrito de tira e põem o esmalte pode ir descascando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário